Vídeos-II Mostra Audiovisual-Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem-Porto Alegre


Vídeos - II Mostra Audiovisual - Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem - Porto Alegre


Projeto Lente Jovem - Entenda esta iniciativa
Camp – Centro de Educação Popular
Descrição: O Projeto Lente Jovem convida jovens, moradores das comunidades do Arquipélago de Porto Alegre, a participarem de oficinas para a criação, produção e edição de audiovisuais. Abordando temáticas relacionadas à juventude, gênero e igualdade racial, o Lente Jovem proporciona espaços de debate e analise crítica da realidade social, cultural, econômica convidando os jovens a se engajarem em processos de transformação. Ao final do processo das oficinas, os participantes produzem audiovisuais com temas que refletem problemáticas nas quais estão inseridos. O Projeto conta com parcerias de organizações locais: a Associação de Catadores de Material Reciclável da Ilha Grande dos Marinheiros, Rede Integrada de Proteção à Criança e Adolescente, Projeto Ação Rua -- Fundação Fé e Alegria e Usina de Ideias.

Moradores de rua
Projeto Lente jovem – 2010
Descrição: Através do presente vídeo, o Projeto Lente Jovem aborda a situação dos moradores de rua de Porto Alegre. Com o intuito de alertar sobre a condição de vida destas pessoas, a equipe coletou depoimentos de quem vive esta realidade, relatados sob as seguintes pautas: Há quanto tempo moram na rua; Como sobrevivem; Dificuldades que sofrem; Como é o convívio com os outros moradores de rua; Como lidam com a violência nas ruas; Motivos que os levam a morar na rua; Como é a sua aceitação social; Quais são seus sonhos;


Marcas da juventude
Projeto Lente Jovem – 2010
Descrição: A rivalidade existente entre os ditos "nikeiros" e "adideiros" é o tema deste vídeo do Projeto Lente Jovem. Os próprios jovens acreditam que seus semelhantes só se preocupam em usar roupas de marca, voltam-se muito para as drogas e, consequentemente, pouco para os estudos. Existe uma preocupação muito maior por parte dos jovens em fechar em nichos do que buscar novas parcerias e ajudas. O recado final é de que isso é uma grande bobagem, e que aqueles que participam dessa rivalidade deveriam repensar seus conceitos e o que querem realmente para si.


Jovens em busca de emprego
Projeto Lente Jovem– 2010
Descrição: Neste vídeo os participantes do Projeto Lente Jovem tratam da dificuldade encontrada por jovens na busca por um emprego. Os depoimentos utilizados mostram a visão dos mais velhos, e o pessimismo que ronda essa temática, principalmente, para aqueles que não possuem experiência.


Futebol
Projeto Lente Jovem – 2010
Descrição: Ser jogador de futebol é o sonho de boa parte dos meninos. Desde pequenos jogam, e gostam muito desse esporte. Muitos acreditam que tornar-se um jogador profissional seria a solução para seus problemas, e que poderiam ajudar os outros se esse sonho se realizasse. Neste vídeo, o Projeto Lente Jovem mostra os meninos das ilhas praticantes desse esporte falando sobre as condições precárias existentes lá: campo embarrado, falta de material (uniforme, goleira, equipamentos), a grande falta que faz um profissional para ajuda-los a aprimorar suas técnicas, a falta de segurança existente (principalmente por precisarem atravessar uma avenida sem sinalização e movimentada), etc. Seu Clóvis, morador da região, conta sua história com o futebol e faz um pedido, mostrando a necessidade de um projeto desportivo no local.


Carroceiro! Por que não?
Projeto Lente Jovem
Descrição: Através da visão dos carroceiros, neste vídeo, o Projeto Lente Jovem problematiza a questão das carroças em vias públicas. Para os principais atingidos pelo projeto de lei que visa em até 8 anos extinguir com todas as carroças de Porto Alegre, não há soluções benéficas. Os carroceiros argumentam que não haverá onde empregar tanta gente, principalmente, pela falta de instrução das mesmas, e isso se tornou uma grande preocupação para todos das ilhas (principal residência desses trabalhadores). Através de inúmeras argumentações feitas pelos carroceiros, o vídeo mostra o outro lado da moeda nessa questão: como querer implantar essa lei, se não há soluções que beneficiem os principais prejudicados?

0 comentários:

Postar um comentário