Dispositivos

Os dispositivos metodológicos de intervenção na pesquisa

Considerando a prática cientifica e social dos pesquisadores, a pesquisa-intervenção se sustenta em processos de análise institucional que buscam desenvolver ações e produções através de um processo de autogestão e autoanalise. No método da cartografia ao invés de coletarmos os dados somos instigados a produzi-los. Desse modo, o fazer metodológico e a escrita sobre o trajeto do pesquisador torna-se parte vital da pesquisa. Com perspectivas da inventividade no processo de conhecer a estratégia da pesquisa – inspirada no conceito de “dispositivo”, proposto por Foucault (1979) – apresenta seus dispositivos metodológicos de intervenção tais como: as rodas de conversa, mostras audiovisuais, oficinas, vídeo, diário de bordo, entre outros. O dispositivo é um conjunto heterogêneo que reúne tanto o dito como o não dito, os discursos, as instituições, as leis, enunciados científicos, proposições filosóficas, etc. “O dispositivo é a rede que se pode estabelecer entre estes elementos” (FOUCAULT, 1979, p. 244). Ao constituir elos entre noções heterogêneas também permite explicitar e dar visibilidade a relação entre elas. O que existe é um jogo no qual precisamos entender os diversos lances. A nossa ação, afirma Deleuze seguindo o veio aberto por Foucault, é analisar estados mistos. Com um objetivo, uma função estratégica o dispositivo, independente do efeito que dispara, constitui uma relação de ressonância que força uma nova articulação modificando as posições e funções entre os elementos heterogêneos.

“(...) o dispositivo, portanto, está sempre inscrito em um jogo de poder, estando sempre, no entanto, ligado a uma ou a configurações de saber que dele nascem mas que igualmente o condicionam. É isto, o dispositivo: estratégias de relações de forças sustentando tipos de saber e sendo sustentadas por eles”. (FOUCAULT, 1979, P. 246)

A seguir apresentamos mais detalhes dos dispositivos metodológicos e os modos de operá-los na pesquisa, que teve início em 2011.

0 comentários:

Postar um comentário