Territórios-Lente Jovem

Lente Jovem, Arquipélago -  Porto Alegre
 
O projeto Lente Jovem, em sua terceira edição, visa proporcionar experiências com a linguagem audiovisual junto a jovens que vivem nas Ilhas, na região do Arquipélago, bairro da cidade de Porto Alegre. Desde a sua geografia, onde convivem populações ribeirinhas, o bairro apresenta especificidades e complexidades que demandam políticas com intervenções diferenciadas dos demais bairros da capital. Formado por ilhas e porções continentais com regiões de banhados, campos inundados e matas, situa-se no encontro dos rios Gravataí, Sinos, Jacuí e Caí inserido no Parque Estadual APA Delta do Jacuí. No município de Porto Alegre, fazem parte dezesseis Ilhas e, entre as mais conhecidas encontramos a Grande dos Marinheiros, a do Pavão, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá que fazem parte da décima sétima região do OP

Na pesquisa encontramos o Projeto Memória dos Bairros, em especial, o estudo “Arquipélago: Ilhas de Porto Alegre” composto por narrativas de moradores que contam histórias e trajetórias descrevendo seus modos de viver, habitar e, inclusive, se divertir com a presença e o gosto por filmes, música e circo.

Nós tínhamos o cinema na Colônia, que era o seu Edgar que trazia uma vez na semana, eram uns filmes de mocinho, então era uma novidade, então enchia, lotava a Colônia. Durante a projeção do filme arrebentava o filme, acendia a luz e era aquela gritaria, então o pessoal levava laranja e comia lá dentro do cinema, o pessoal conversava e aí apagava a luz de novo e continuava o filme (...) tinha também circos com música ao vivo, circo era um sucesso aqui. Entrevista com Maria Pires dos Santos, dona de casa. (GOMES; MACHADO; VENTIMIGIA.1995, p. 73).

Interessante observar a presença do cinema em distintos momentos, ou seja, desde as sessões de final de semana, no caso, cinema como espaço de encontro e diversão, passando também por espaço de realização, em especial, a produção do curta metragem Ilha das Flores, do diretor e roteirista Jorge Furtado, uma produção um tanto polêmica que repercute, ainda hoje, nas vidas dos moradores do Arquipélago, em Porto Alegre. E, mais recentemente, a experiência com o Projeto Lente Jovem, coordenado pelo Centro de Educação Popular (Camp), onde jovens moradores das Ilhas se apropriam da linguagem audiovisual criando e produzindo imagens e sonoridades de si e das Ilhas, inclusive, na última edição, um vídeo problematizando o curta Ilha das Flores, agora, na versão dos jovens e moradores.

A experiência no projeto Lente Jovem, nas Ilhas, em Porto Alegre, também sugere a emergência de composições um tanto inusitadas.  A proposta temática desta terceira edição foi intitulada: “Olhares jovens para o Arquipélago”. Na pesquisa acompanhamos, praticamente, todos os momentos, embora pontualmente, devido a distancia geográfica, participando de encontros, gravando oficinas, acompanhando os debates dos temas escolhidos para os roteiros, convidando os jovens e educadores a participarem de Rodas de Conversa, junto ao coletivo de pesquisa PET Conexões, na UFRGS e o Grupo de Pesquisa Educação e Micropolíticas Juvenis, bem como nas ações compartilhadas com o Projeto Na Boa em PoA coordenado por Clarisse Abrahão na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. E, ainda, com as entrevistas-conversas realizadas com educadores e jovens participantes do projeto.
 
O projeto conta com o apoio da Petrobras, desde a primeira edição. São apoiadores deste projeto a Associação de Catadores de Material Reciclável, da Ilha Grande dos Marinheiros, a Rede Integrada de Proteção à Criança e Adolescente do Arquipélago, a Fundação Fé e Alegria – Ação Rua e a Usina das Ideias. 
______________________________________________________________________

Referência Bibliográfica:

GOMES, J.J., MACHADO, H.V.S., VENTIMIGIA, M.A., Arquipélago: Ilhas de Porto Alegre. Memória dos Bairros. Porto Alegre. EU/Porto Alegre. 1995.

 

0 comentários:

Postar um comentário