Territórios-Levante Popular da Juventude











Obs.: Links 

Com atuação em dezessete Estados brasileiros, o Levante Popular da Juventude é um movimento que surge em 2005, no Rio Grande do Sul. Jovens que se apresentam como militantes organizados com o objetivo de lutar pela transformação social propondo um “Projeto Popular para o Brasil” com o desejo de renovação das práticas políticas no país. 

Um movimento que se propõem descentralizado na perspectiva de ampliar as ações e experienciar outras formas de organização juvenis atuando em diferentes cidades e envolvendo múltiplos setores e movimentos sociais. Nos centros urbanos, participam jovens do meio estudantil e universitário e nos setores camponeses são os jovens da Via Campesina, bem como os que buscam alternativas na construção de seus movimentos e a relação com um projeto popular. 

Dentre as mobilizações e agitações realizadas pelo Levante, enfatizamos os “Escrachos”  , ato político que acontece nas ruas, geralmente em frente às residências ou locais de trabalho dos envolvidos em praticas de crimes durante a ditadura militar. Nas manifestações os jovens encenam atos de tortura que marcam acontecimentos ocorridos durante o período da ditadura no Brasil. O principal objetivo dos Escrachos é denunciar os crimes praticados por esses agentes e defender a instalação da Comissão da Verdade nas mais diversas instituições, no sentido de afirma o direito à memória, a verdade e a justiça.

A aproximação entre pesquisadores envolvidos na Pesquisa In(ter)venções e o Levante da Juventude aconteceu primeiramente no encontro com estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que participam do Levante da Juventude e do PET – Conexões - Juventude e Políticas Públicas, coordenado pela professora Nair Iracema Silveira dos Santos, na área de Psicologia Social e Institucional, na UFRGS. O segundo encontro aconteceu a partir das alianças estabelecidas entre o Projeto Lente Jovem e Levante da Juventude. Entre as implicações dessa aliança emerge a produção de um vídeo do Lente Jovem apresentando o Levante, na terceira edição do projeto, coordenado pela ONG Camp . Essas aproximações também aconteceram em torno das mobilizações por Direito à Educação e os “Escrachos” que o Levante vem realizando em todo o país. Na perspectiva de ampliar os espaços de conversação entre jovens e pesquisadores convidamos o Levante da Juventude e o Lente Jovem a participarem da VIII Roda de Conversa com a temática “Políticas de Resistência e as Intervenções Juvenis por Justiça e Direito a Memória, na UFRGS, em dezembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário