Territórios-Aldeia












Obs.: Links 

A Aldeia (Agência de Desenvolvimento Cultural, Educomunicação, Infoinclusão e Audiovisual) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2004, que atua nas áreas de cultura, comunicação, educação, infoinclusão e audiovisual. Com sede no Morro Santa Terezinha, no Grande Mucuripe – uma área geográfica de Fortaleza que abrange cerca de seis bairros e mais de uma dezena de comunidades, suas ações são norteadas para o desenvolvimento do olhar crítico sobre a mídia, concebendo e executando diversos projetos que sensibilizam jovens e adultos para a importância das tecnologias comunicacionais e para a apropriação dos meios de produção cultural, estimulando-os a não serem apenas receptores de informações, mas atores sociais ativos no processo de produção, circulação e consumo dos bens culturais.

O coletivo In(ter)venções chegou à Aldeia através das sugestões de pesquisadores, professores e estudantes que colocaram essa experiência como uma possibilidade/potencialidade para a pesquisa e, assim, a ONG foi a convidada da II Roda de Conversa realizada em Fortaleza.

Seu primeiro projeto, também o mais longo, chama-se Escola de Mídia, iniciado em 2005 e replicado por quatro anos. "Dentre as produções realizadas pelos jovens, existe uma que se tornou referência, "Todos São Francisco", curta outobiográfico de Charliane de Oliveira”. O Vídeo já participou da mostra KinoOikos, Formação do Olhar, do 21º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e ganhou o Prêmio SESC TV para diretores estreantes.

Em 2009, a Aldeia tornou-se Pontão de Cultura Digital através do edital do Ministério da Cultura - MINC, passando a trabalhar em todo o Estado do Ceará, na articulação dos Pontos de Cultura do Estado e, em junho de 2010, juntamente com Instituto Marlin Azul (ES), realizou o 6º Festival de Realizadores de Audiovisual o Mercosul, com objetivo divulgar, bem como incentivar, a linguagem audiovisual, que é produzida por jovens realizadores. Essa foi a primeira mostra brasileira dedicada a apresentação de projetos destinados à juventude, abrindo espaço para a exibição e dessas produções artística que normalmente não encontra espaço nos festivais tradicionais.

0 comentários:

Postar um comentário