Roda de Conversa-Porto Alegre-Juventude, Protagonismo e Políticas Públicas - Marcos Goulart


Rodas de Conversa - Porto Alegre
III Roda de Conversa: Juventude, Protagonismo
e Políticas Públicas - Marcos Goulart



Clique na imagem e veja o que ocorreu no 1º ano da Pesquisa


Programa - Convite





Memória - III Roda de Conversa: Juventudes, Protagonismo e Políticas Públicas


05 de abril de 2011
Local:
Sede do CAMP

Nesse dia, retomamos o primeiro esboço do Projeto de Pesquisa: In(ter)venções audio-visuais das juventudes em Porto Alegre e Fortaleza, apresentado e debatido, na II Roda, em março. Na conversa avançamos com a proposição da parceria com o Grupo de Pesquisa Educare – Educação e Micropolíticas Juvenis, coordenado por Nair Silveira dos Santos, pesquisadora e professora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Começamos a esboçar um plano de trabalho coletivo entre os proponentes do projeto de pesquisa - UFC, Camp, Feres e UFRGS. No encontro, também conversamos sobre a participação do Camp e do Feres. Em relação ao acompanhamento do Camp, com a saída da educadora Helena Bins Ely a direção da Ong propôs a participação mais efetiva dos educadores João Werlang e Daniela Tolfo. A participação do Feres, na pesquisa, iniciou com a presença de Clarisse Abrahão e Marcos Goulart. Nesse momento, após algumas ponderações em função de Clarisse ser professora da rede de ensino do município de Porto Alegre e estar cedida para o InovaPoA, Marcos aceitou o convite para participar como coordenador do Feres na pesquisa e intervenção, em Porto Alegre.

Nesse dia, Marcos Goulart apresentou seus estudos voltados para as temáticas: “Juventude, Protagonismo e Políticas Públicas”. Na segunda Roda, no mês de março, nos deparamos com a necessidade de problematizarmos os conceitos que envolvem juventudes, em especial, a concepção de protagonismo juvenil presente nas políticas governamentais e políticas públicas, bem como nos movimentos, organizações e coletivos de jovens, na sociedade civil. Nos primeiros esboços da pesquisa In(ter)venções propusemos conversar com os jovens sobre o que entendem por protagonismo juvenil. Em algum alcance incluímos no texto do projeto algumas pistas para esse debate seguir - também em Fortaleza. Alguns autores que nos provocam a pensar são Helena Abramo, Alberto Melucci, Gloria Diógenes, Carmen Oliveira, entre outros.

Nessa III Roda, começamos a nos aproximar do conceito de "poder jovem" apresentado por Marcos Goulart em sua dissertação de mestrado intitulada “Incursões Biopolíticas: o Poder Jovem nas Tramas da Arena Pública” defendido no Mestrando em Psicologia Social e Institucional, na UFRGS. Na conversa, também surge a referência do estudo de Regina Magalhães de Souza - "O discurso do protagonismo juvenil".


Organizadores e convidados:

Marcos Vinicius da Silva Goulart - Graduado em Filosofia na UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional na UFRGS. Educador do Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul – Feres.

Nair Silveira dos Santos – Professora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional – Doutora em Educação/UFRGS – Pesquisadora no campo das Políticas Públicas para Juventudes.

Catarina Teresa Farias Oliveira - Professora na Universidade Estadual do Ceará -UECE e na Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Mídia, Política e Cultura, na UFC e Mídia, Cultura e Cidadania, Unisinos. RS.

Álvaro Benevenuto Jr. - Professor de Produção Audiovisual e Coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Doutor em Ciências da Comunicação. Sócio colaborador do CAMP.

Daniela Tolfo - Socióloga, educadora que acompanha o Projeto Lente Jovem, no Camp.

Deisimer Gorczevski - Professora do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa Relação da Infância, Juventude e Mídia, na UFC e Mídia, Cultura e Cidadania, Unisinos.RS.

Clarisse de Lima Abrahão – Professora da Secretaria de Educação de Porto Alegre cedida para o Gabinete INOVAPOA, Coordenadora das ações das juventudes em tecnologias audio-visuais no V Congresso da Cidade e Coordenadora do Fórum de Educação da Restinga – FERES.

João Werlang – Graduado em Pedagogia com Pós-Graduação na Universidade de Barcelona – ES. Coordenador de Equipe no CAMP.

Local: Sede do CAMP na Praça Parobé, 130. 9º andar, Centro de Porto Alegre. Fone: 32126511

0 comentários:

Postar um comentário