Roda de Conversa-Fortaleza-Com Aparecidos Políticos


Rodas de Conversa - Fortaleza
VI Roda de Conversa: com Aparecidos Políticos



O que resta da ditadura?
Aparecidos Políticos e Curto-Circuito - 2011
Descrição: Vídeo das ações dos Aparecidos Políticos e Curto-Circuito

Programa - Convite


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO DE CULTURA E ARTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


CONVITE


A Pesquisa In(ter)venções Audio-visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre convida para a VI Roda de Conversa com a participação dos Aparecidos Políticos. Os convidados são artistas-ativistas que realizam pesquisa visual com o grafite tendo como perspectiva a ideia “muro branco significa povo calado”. O grupo também promove oficinas de rádio livre, arte ativista e intervenções urbanas, em Fortaleza e outras cidades do Brasil.



Dia: 31.05.2012
Horário: 16hs
Local: Curso de Comunicação UFC - Sala Audiovisual A


Um pouco dos trajetos-devires dos Aparecidos Políticos

Desde outubro de 2010 o grupo vem desenvolvendo intervenções urbanas em parceria com movimentos sociais, organizações e coletivos artísticos com dois focos de atuação: o primeiro refere-se aos questionamentos a respeito da ausência de uma justiça de transição no Brasil desde o período de Ditadura civil-militar (1964-1985), tendo como consequência o segundo foco, advindo dessa ausência de justiça: a falta de democracia nos meios de comunicação. As ações do grupo são referentes à memória dos mais de 300 mortos e desaparecidos políticos da Ditadura; ao rebatismo social de espaços públicos que ainda carregam nomes de ditadores; a abertura dos arquivos e, mais recentemente, a articulação desses temas com a democratização dos meios de comunicação através de experimentos com a linguagem da rádio, através da Zuada Radio Livre, uma rádio livre nômade que funciona na frequência 103,5Mhz e através do site: www.aparecidospoliticos.com.br


Convidados:
Ton Almeida
Artista visual e pesquisador da arte visual com o grafite. Atua na realização de oficinas de rádio livre, arte ativista e intervenções urbanas.

Marcos Vinícius
Artista visual e pesquisador da arte visual com o grafite. Atua na realização de oficinas de rádio livre, arte ativista e intervenções urbanas.

Moderador:
Alexandre Barbalho
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e em Políticas Públicas da UECE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Relação da Infância, Juventudes e Mídia - GRIM - é um dos coordenadores da Pesquisa In(ter)venções Audio-visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre.


Organização:
Coletivo da Pesquisa In(ter)venções audio-visuais das juventudes em Fortaleza.
Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia - Grim
Grupo de Pesquisa Mídia, Cultura e Política.
Endereço
Av. da Universidade, 2762 - Benfica
CEP 60.020-180
Fortaleza-CE

0 comentários:

Postar um comentário